• Prime Clean/ Dica de Esporte na terceira idade.

    A importância dos esportes para idosos

    Com a chegada da terceira idade, a capacidade física do corpo humano sofre muitas alterações. A redução da resistência e da força muscular são algumas delas. Mas isso não é motivo para se acomodar e achar que não é possível fazer muito esforço e praticar esportes.

    Ao contrário, nessa fase da vida é ainda mais importante manter o corpo em movimento, respeitando as suas novas condições e limitações. E que tal fazer isso praticando esportes para idosos?

    Conheça alguns esportes para idosos que podem ser praticados regularmente.

    Natação e hidroginástica

    As atividades na água trazem diversas vantagens para as pessoas. Desde o fortalecimento dos músculos até a melhora no processo respiratório, nadar é uma ótima opção para os idosos.

    Como trabalha com a parte aeróbica, a natação e a hidroginástica ainda protege as articulações e trabalha a circulação sanguínea, ajudando no tratamento de doenças como artrite e osteoporose

    Caminhada e corrida

    Caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias é fundamental para levar um estilo de vida saudável.

    E é um dos esportes para idosos mais praticados. A atividade ajuda a combater problemas cardiovasculares e melhora a respiração. Além disso, ainda fortalece os músculos e desenvolve o equilíbrio e coordenação motora.

    Ioga e pilates

    Ioga e pilates são ótimas opções para adquirir flexibilidade e equilíbrio. Trabalham também no alívio de dores, na melhora da postura corporal e até na autoestima, devido a sua filosofia espiritual.

    Bicicleta

    Andar de bicicleta pode ser uma atividade bem prazerosa para os idosos. Pedalar não exige muito esforço, além de proporcionar um passeio agradável por parques e praças. Ela ajuda a fortalecer os músculos presentes no quadril e nas pernas, promovendo o equilíbrio.

    Musculação

    Por último, melhorando o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos, a musculação é uma das atividades mais importantes. É preciso trabalhar principalmente na repetição dos exercícios e não no peso. Dessa forma, você conquista o fortalecimento dos músculos, melhora a circulação sanguínea e a respiração.

    É importante lembrar que a prática de esportes para idosos deve ser feita depois de um alongamento e aquecimento adequados, evitando lesões e problemas mais sérios. O objetivo de fazer atividades diariamente é manter a saúde física e mental do corpo. Afinal, a busca por qualidade de vida não tem idade.

    Vocês, idosos, quais são as suas atividades físicas preferidas? Quais delas vocês indicariam para outros idosos?



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